Ouvindo o Porrão na Sala Chinesa

Imagine que você está numa sala. Sentado, aguarda saber o motivo de ali estar. Além da porta trancada, apenas uma entrada tipo caixa de correiro há no ambiente. De repente, um cartão é entregue pela “caixa de correio”. Nele, você vê rabiscos que não fazem o menor sentido. Você pensa, então, que são ideogramas chineses. Mas não sabe ler chinês! Olha a sua volta e percebe uma placa em português, logo acima da porta. Nesta placa está escrito: “Consulte o dicionário Chinês-Português”. Você descobre o dicionário atrás da cadeira e nele, escrito em português, lê instruções para procurar a resposta em uma sacola cheia de cartões que também se encontra atrás da cadeira. Seguindo as instruções, você encontra o cartão-resposta e o coloca de volta na “caixa de correiro”. Ok, você libera sua saída da sala, mas quando sai fica a pergunta: por quê você estava na Sala Chinesa? Não, isso não é tortura oriental. Esse paradoxo é na verdade o processo de funcionamento de um computador. Ele entende os símbolos, mas não consegue compreender o significado. Muitas vezes, nossa mente também não encontra o significado de alguns códigos. Um exemplo, que gera muitos comentários aqui no blog, é a música “Em Busca do Porrão”, do novo CD d’O Rappa. De certa forma, poderíamos considerar que a busca pelo Porrão é a busca pelo significado da própria vida. Talvez seja por isso que tanta gente não a compreende. Vale perguntar a si mesmo se não está escutando a música dentro da Sala Chinesa, procurando apenas o símbolo e não o significado.

©A Sala Chinesa é um pensamento do filósofo John Searle, na década de 80. Leia mais sobre o Porrão aqui no blog. Que todos os seres possam se beneficiar.

Anúncios

6 thoughts on “Ouvindo o Porrão na Sala Chinesa

  1. LINDO! O RAPPA realmente é a minha religião moderna, filosofia contemporânea ou até mesmo ideologia de vida! Obrigada pelo esclarecimento do porrão, porque afinal de contas, não tem explicação, não tem fim…

  2. BRUTAL, li os teus textos a ouvir a música d’ O Rappa, e quase chorei…
    Vou continuar a minha busca… a música é incrível. Abraço

    Obrigado

  3. Quanto ao significado da palavra Porrão em ser um pote de barro tem algum sentido pois sou desta família de sobrenome Porrão, e o que diz a historia de minha família é que meus antepassados fabricavam enormes potes de barro em Portugal mais precisamente em Aveiro e monte Murtosa.
    Fernando da Silva Porrão

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s